Tendências e dicas para Eventos Corporativos em 2022

Certamente 2022 é um ano marcado pela esperança, tanto para as pessoas que por quase dois anos ficaram em casa, quanto para setores que estavam “congelados” por conta da pandemia da Covid-19. Isso não foi diferente para o setor e promotores de eventos. Mas agora a retomada agora parece algo concreto!

Para ajudar nesta fase, confira as principais tendências e dicas para a retomada dos eventos em 2022.

Listamos até mesmo dicas para que você pense em tudo e ofereça um evento sustentável e digno de ser lembrado. 

Confira no artigo:

1- Retomada dos Eventos Presenciais e o novo Cenário Mundial

2- Planejamento e Análise de Mercado

3- Eventos – Presenciais, Online e Híbridos

4- Tendências nos Eventos

5- Eventos Corporativos em Cidades Turísticas

Retomada dos Eventos Presenciais e o novo Cenário Mundial

Com o avanço da vacinação e das informações, cada vez mais o público anseia pelo contato e relação olho no olho. Mesmo com uma tecnologia de ponta, não há nada que substitua a presença física e o toque. 

De acordo com a pesquisa “The word after Coronavirus” realizada pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), oito em cada dez brasileiros já tinham interesse em frequentar eventos presenciais em outubro de 2021.

Planejamento e Análise de Mercado

Certamente, quando o assunto é evento, a primeira coisa que se passa na cabeça do promotor é o planejamento. O promotor realiza um briefing do evento, análise swot, objetivos, orçamento, cronograma, entre outros pontos.

Além disso, para ampliar o sucesso do seu evento, deve ser feita uma análise de melhorias, assim como análise do mercado e das atuais tendências.

Neste artigo, veremos as principais dicas para eventos em 2022, nos modelos presencial, híbrido e online. E também as maiores tendências para o setor. 

Preparados para essa grande retomada?

Eventos – Presenciais, Online e Híbridos 

Apesar de já existirem eventos online antes da pandemia, esse setor cresceu muito após o início da quarentena. Embora tenha sido uma saída para os produtores durante quase 2 anos, muitas pessoas estão buscando por eventos presenciais. Elas não aguentam mais ficar em casa! 

Dessa forma, surge o evento híbrido, que concilia o presencial com o online e atende as duas demandas.

Primeiramente é positivo para o produtor, pois aumenta seu alcance e auxilia com questões sanitárias. Por exemplo, como o limite de público e inclusão de participantes que não poderiam participar presencialmente, qual seja a justificativa. 

Eventos Híbridos são uma #Tendência para 2022. Há muitos pontos positivos listados, como o alcance do público, engajamento, networking, ambiente favorável para parcerias e negócios, sem limitações geográficas e uma facilidade maior com patrocínios.

Eventos

#Tendências nos Eventos

Saúde e Segurança 

Já listamos que o evento híbrido (ou seja, um misto de presencial com online) é uma tendência para 2022. Mas é importante falar de outra coisa: Com o retorno dos eventos presenciais e híbridos, é indispensável e redobrado todo e qualquer tipo de cuidado sanitário. 

Seguindo as medidas de segurança, como maiores cuidados com a higienização, redução da capacidade de participantes presenciais, totens de álcool em gel, máscara e comprovante de vacinação, novas maneiras de servir a alimentação, certamente é mais que possível realizar um evento de sucesso e seguro para todos!

A maior dica de todas é prezar por locais amplos e com ventilação natural. Assim, seu público se sentirá mais confortável para participar, de forma leve.

Evento

Interatividade

Durante a pandemia, ficou claro que o contato e a interação fazem falta no nosso cotidiano. Assim como evidenciou a estrutura para o trabalho e o lazer. As exigências são maiores em nosso próprio lar.

Certamente, essa tendência chegou nos eventos, já que o seu público deseja participar, opinar e realmente quer fazer a diferença com a sua presença naquele local. Usufruir ao máximo, aprender e somar.

Por isso, o uso de ferramentas, como formulários online, enquetes, dinâmicas, demonstrações ao vivo e feedbacks em tempo real, são cada vez mais aliadas dos promotores de eventos.

 Eventos e Sustentabilidade

Acredite, as práticas de sustentabilidade em eventos são muito valorizadas pelo seu público. Muitas já são conhecidas, como o movimento para eventos ‘lixo zero’. 

É que atrativos e eventos, quer sejam de um ou outro segmento, podem gerar muitos impactos, positivos ou negativos em relação ao meio ambiente. Pensando em meio ambiente, é importante dar atenção às questões de sustentabilidade, já que este é um ponto chave para os promotores realizarem um evento de sucesso.

Além disso, também existe o termo e práticas de sustentabilidade social, que são ações que visam a qualidade de vida das pessoas, tanto da sua empresa, quanto no público envolvido ao seu redor. Com base nestas pré dicas veja:

 4 principais dicas para realizar um evento sustentável: 

1- Busque fornecedores que estejam alinhados na mesma política de ideias sustentáveis para o meio ambiente que a sua corporação;

2- Tenha uma gestão de resíduos, desde a utilização de materiais reciclados e reutilizados, até a separação correta do lixo; 

3-  Busque realizar certificações de responsabilidade social: as diferentes certificações comprovam as práticas de sustentabilidade em eventos, qualificando ainda mais a imagem da empresa;

4- Opte por contratar fornecedores e serviços nas cidades escolhidas para sediar os eventos. Oportunizando mais geração de emprego e distribuição de renda nas cidades, o que fortalece ainda mais seu evento perante a sociedade. 

Uso e Inteligência de Dados

O uso da tecnologia já era presente no setor de eventos, mas por conta da pandemia, ela se tornou a melhor aliada do setor.

A tendência é que a tecnologia esteja cada vez mais presente. Pode ser nos eventos como no nosso cotidiano e os dados são um dos elementos mais valiosos atualmente.

Estes dados, em geral, permitem que você se destaque dos concorrentes e conquiste um diferencial competitivo. Isso é possível ao conhecer seu público e entregar nos eventos o que ele deseja e precisa. 

Os dados – ou informações preciosas sobre seu público – podem ser recolhidos através de Landing Pages, experiência do usuário, pesquisas em formulários, entre outros meios. Mas se lembre, sempre fique atento à LGPD.

Eventos

Eventos Corporativos em Cidades Turísticas 

Principalmente após 2 anos de tantas incertezas, o público preza pelo seu bem-estar! E todos nós sabemos como viajar faz bem! 

E por último, uma grande tendência em 2022 são as viagens Bleisure. 

Viagem Bleisure é uma viagem corporativa, a trabalho, para participar de eventos, convenções, entre outras. Dessa forma, o viajante aproveita para realizar além de seus compromissos, aproveitar e conhecer o turismo do local! 

Quer uma dica de um local perfeito para seu evento, no qual o seu público ainda aproveita a bleisure? Foz do Iguaçu!

Foz do Iguaçu – Destino para Eventos 

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma das três cidades do Brasil mais procuradas para eventos nacionais e internacionais, demonstrando todo seu potencial.

Apresenta uma infraestrutura hoteleira de ponta e modernos Centros de Convenções, com prestação de serviços e fornecedores locais altamente qualificados.

 Além de estar em um ponto estratégico, no coração do Brasil, fronteira com outros dois países. Foz dará um toque especial e inesquecível ao seu evento.

Eventos

Para melhorar, Foz ainda possui o Visit Iguassu, uma das entidades mais atuantes do Brasil na captação e apoio a realização de eventos. Com uma política de apoio com que permite ações específicas em todas as etapas para prestar um suporte gratuito a entidades e empresas interessadas em realizar encontros na cidade.

Saiba mais em: Foz do Iguaçu: O melhor lugar para quem organiza e para quem participa do seu evento

Por fim, agora que você já conhece as principais tendências para eventos em 2022, locais mais estratégicos, o mercado e o público de eventos para este ano, está na hora de começar a planejar seu próximo evento de sucesso! Vamos lá!

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